Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa


A Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) é uma edição conjunta do INDEG-ISCTE, Lisboa, com a Fundação Getúlia Vargas, Rio de Janeiro, a Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, Luanda, e a Escola de Negócios e Administração de Moçambique, Maputo desde 2016. Anteriormente, desde 2002, a revista era denominada Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), com base na parceria entre o INDEG-ISCTE e a FGV, que, por sua vez, sucedeu à Revista Portuguesa de Gestão (RPG) lançada em 1985 pelo ISCTE. A RGPLP tem periodicidade quadrimestral e assegura uma abordagem científica e também de divulgação de diferentes áreas de Gestão.



Revistas Publicadas


Capas

Quadrimestral • Volume 15 2016

Quadrimestral • Volume 14 2015

Números disponíveis

Sumário das Revistas Publicadas sob a denominação RPBG e RPG


RPBG | Sumários 2013-2014
RPBG | Sumários 2002-2012

Editorial

Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa n.º 3 de 2016


rgplp

Com este terceiro número de 2016, concluímos, dentro dos prazos, o primeiro ano de edição da revista com a sua nova denominação – Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa. Neste primeiro ano renovámos o aspeto gráfico, alargámos e rejuvenescemos o Conselho de Revisão, e indexámos a revista numa importante base mexicana – Red de Revistas Científicas da América y el Caribe, España e Portugal (www.redalyc.org).

Tudo faremos para que 2017 seja o ano da indexação da revista na SCOPUS. Em 2017 teremos também uma ligação da revista à Cátedra de Gestão, nos Países de Língua Portuguesa, que, à partida, conta com a parceria do ISCTE-IUL com a Fundação Getúlio Vargas, embora aberta, no futuro, a outras instituições da CPLP que se queiram associar a este projeto.

É nossa intenção editar, todos os anos, um número especial da Revista (fora de série) centrado num tema específico. O tema definido para 2017 é o da Internacionalização das Empresas no Espaço da CPLP.

Fica desde já o apelo a todos os leitores para a submissão de artigos relacionados com o tema, de modo a podermos editar este número especial nos finais de 2017.

Neste número disponibilizamos aos leitores quatro artigos com temáticas bem atuais. Dois deles mais centrados na gestão de serviços, outro sobre as condicionantes da inovação tecnológica nas empresas e o último sobre a complexidade do sistema fiscal português na perspetiva dos seus principais

agentes – os contabilistas certificados. São quatro artigos sobre assuntos diversificados da realidade empresarial brasileira e portuguesa.

Não queríamos finalizar este editorial sem fazer um apelo aos académicos dos restantes países da CPLP ou mesmo da Ibero-América para que submetam textos à edição com dados empíricos das suas realidades nacionais. Continuamos convencidos de que as culturas organizacionais dos países latinos e os seus problemas empresariais específicos necessitam de uma reflexão autónoma que

não se limite à repetição dos paradigmas dominantes baseados na gestão das empresas multinacionais do mundo anglo-saxónico.

Os nossos votos de Bom Ano de 2017.

« Publicaremos todos os anos um número especial da Revista (fora de série) centrado num tema específico. O tema para 2017 é o da Internacionalização das Empresas no Espaço da CPLP. »

«É necessária uma reflexão autónoma que não se limite à repetição dos paradigmas dominantes baseados na gestão das empresas multinacionais do mundo anglo-saxónico.»

Luís Antero Reto

Diretor

Bianor Scelza Cavalcanti

Diretor