Um novo produto que consiste num ou vários módulos, de cariz introdutório, disponível em horário pós-laboral de frequência opcional para todos os participantes inscritos nos programas do INDEG-ISCTE

Facilita o nivelamento entre participantes que revelem necessidade ou vontade de conhecer previamente os tópicos a abordar na Unidade Curricular da área correspondente

Proporciona a frequência em módulos introdutórios e de interesse para o participante, independentemente do Programa em que foi admitido


RAZÕES PARA FREQUENTAR MÓDULOS IN


DESTINATÁRIOS


DURAÇÃO E REGIME


PROPINA E CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO


CANDIDATURA




MÓDULOS IN

Docente responsável – José Dias Curto

Conteúdos programáticos:

1. A classificação dos números
2. Os conjuntos
3. Matrizes e determinantes
4. Funções
5. Descontos, percentagens e taxas
6. Estatística descritiva

Docente responsável – Raúl Laureano

Objetivos:

Familiarizar os participantes com o desenvolvimento de projetos analíticos com recurso à ferramenta IBM SPSS Modeler, bem como introduzir a importância da metodologia analítica e das melhores práticas com casos reais em diferentes áreas de negócio.

Conteúdos programáticos:

1. Conceito de business analytics
2. Apresentação da metodologia CRISP-DM (Cross Industry Standard Process for Data Mining)
3. Introdução ao IBM SPSS Modeler
4. Avaliação da qualidade dos dados (medidas descritivas, outliers, não-respostas,…)
5. Criação de modelos (famílias de técnicas)
6. Avaliação e comparação de modelos

Docente responsável – Raúl Laureano

Conteúdos programáticos:

1. Apresentação do IBM SPSS Statistics
2. Criação de uma tabela de dados
3. Operações com variáveis (criação, recodificação,…)
4. Operações com registos (ordenação, filtro, partição,…)
5. Visualização de dados através de gráficos (barras, boxplot, mapas, heatmap, diagrama de dispersão,…)
6. Análise descritiva de dados (percentagens e medidas de síntese)
7. Análise da relação entre variáveis (tabelas e gráficos)

Docente responsável – Luís Baptista

Objetivos:

Fornecer uma primeira abordagem à contabilidade financeira, nomeadamente através do conhecimento do seu objetivo e da sua estrutura de conceitos. Entender a prestação de contas, as principais rúbricas das demonstrações financeiras, nomeadamente a sua mensuração.

Conteúdos programáticos:

1. O objetivo da contabilidade
2. A normalização contabilística – os princípios contabilísticos geralmente aceites
3. O output da contabilidade: As demonstrações financeiras
4. As principais rúbricas das demonstrações financeiras
5. Os principais critérios de mensuração

Docente responsável – Luís Laureano

Objetivos:

Adquirir os conceitos básicos de finanças empresariais, nomeadamente o valor financeiro do tempo, os mercados financeiros e a movimentação do dinheiro dentro da empresa.

Conteúdos programáticos:

1. A noção de juro, regimes de juro e diferentes taxas de juro
2. Os conceitos de atualização e capitalização de capitais
3. Fluxos periódicos e regulares: rendas
4. O mercado monetário e operações de curto prazo
5. O mercado de capitais e as operações de médio/longo prazo
6. O mercado cambial e as taxas de câmbio
7. Os fluxos económicos e os resultados da empresa
8. O working capital e os meios libertos de exploração

Docente responsável – Paulo Dias

Objetivos:

Aprofundar os conhecimentos relativos à determinação da matéria coletável em IRC, aplicando-os na gestão fiscal das empresas. Compreender e aprofundar o conhecimento as regras de liquidação do IVA. Incrementar a motivação para prosseguir estudos a um nível mais aprofundado de conhecimentos.

Conteúdos programáticos:

1. A tributação do lucro das empresas
2. Relações entre a Fiscalidade e a Contabilidade
3. Do resultado líquido do exercício ao lucro tributável
4. Localização das operações em IVA
5. IVA - Montante tributável e deduções
6. Exercícios e estudo de casos

Docente responsável – Hélia Pereira

Objetivos:

Compreender a importância do marketing nas organizações atuais. Identificar as principais etapas de um plano de marketing. Conhecer e distinguir as variáveis estratégicas das táticas num correto planeamento de marketing.

Conteúdos programáticos:

1. Compreensão do conceito de marketing e a sua evolução
2. O Plano de Marketing
3. Marketing Estratégico e Marketing Operacional. Principais conceitos e diferenças

Docente responsável – Raúl Laureano

Objetivos:

Familiarizar os participantes com uma das ferramentas de produtividade mais utilizadas em contexto empresarial, o Microsoft Excel. Em particular, visa o desenvolvimento de competências de utilização da folha de cálculo ao nível da análise de dados e da construção de modelos de cálculo com recurso a funções de diversas categorias.

Conteúdos programáticos:

1. Introdução à folha de cálculo e às suas funcionalidades
2. Criação e exploração de tabelas de dados (tipos de dados, filtros, ordenação, subtotais, validação, formatação e formatação condicional,…)
3. Análise de dados com tabelas e gráficos (dinâmicos)
4. Elaboração de modelos de cálculo aplicados na gestão: fórmulas e funções
5. Análise estatística descritiva de dados (medidas de síntese, contagens, somas e médias condicionadas, e gráficos)
6. Exploração das funções de data, procura, lógicas e de informação
7. Aplicação das funções financeiras no cálculo do serviço da dívida
8. Aplicação em tarefas de verificação (duplicados, números sequenciais, datas, conformidade de texto,…)
9. Potencialidades para reporte de informação (tendências, gráficos para dashboards,…)

Docente responsável – Ana Lúcia Martins

Objetivos:

Permitir uma visão abrangente sobre a natureza das Operações e da Logística, e a sua relevância para a criação e sustentação das vantagens competitivas das organizações. Permitir a perceção do impacto das Operações e da Logística nas propostas de valor das organizações.

Conteúdos programáticos:

1. Introdução à gestão de operações
2. Estratégia das operações
3. Processos e estruturas de processo
4. Introdução à cadeia de abastecimento

Docente Responsável – Generosa do Nascimento

Objetivos:

Informar sobre os conceitos estruturantes da Gestão de Recursos Humanos e suas possíveis aplicações.

Conteúdos programáticos:

1. Evolução da função de Gestão de Recursos Humanos
2. Principais fatores críticos de mudança nas organizações
3. As práticas de Gestão de Recursos Humanos
4. Relações laborais e enquadramento legal