Sónia Robin de Andrade 
Consultora Freelancer

Depois de uma carreira de 20 anos na área de organização da Banca, com os últimos anos a serem marcados por acontecimentos conhecidos e menos positivos no setor, fizeram-me sentir o desejo de fazer uma mudança disruptiva na minha carreira. A vontade de continuar a fazer consultoria de gestão e organização e uma paixão pelo design de interiores, num equilíbrio quase perfeito entre o saber gerir em todas as suas vertentes (os colaboradores, os clientes, a operação, o serviço, a oferta, ...) sem nunca descurar a logística implícita no espaço e ambiente que ocupamos, orientou-me no caminho da hospitalidade e turismo. Um setor por natureza de pessoas para pessoas e onde a felicidade dos bons momentos passados e das experiências futuras, marcam o passado e dão alento ao futuro.
O acreditar que para avançar num desafio desta dimensão era fundamental complementar as minhas competências com conceitos e necessidades específicas deste setor, levou-me a procurar uma pós-graduação nesta área.
Por isso, depois de algum tempo a fazer pesquisa pelos cursos alternativos que havia sobre hospitalidade, fiquei entusiasmada pela estrutura do programa e pelo corpo de docentes do INDEG-ISCTE.
No meu entender, a escolha acertada para quem precisava de um conhecimento abrangente das várias temáticas associadas à hospitalidade e, sobretudo, que fosse lecionada por profissionais que, para além do domínio técnico e teórico das matérias, tivessem a experiência profissional necessária para nos ajudar a contornar os desafios práticos do dia-a-dia e que, efetivamente, tornaram esta experiência única.
O que mais destaco na frequência do programa foi a capacidade de influenciarem positivamente o meu nível de compromisso e desempenho, pela vasta abrangência dos conteúdos temáticos, o equilíbrio interessante entre teoria /prática, o conhecimento e dedicação da excelente equipa de docentes profissionais, sem esquecer, o perfeito grupo de colegas participantes (e agora amigos :)) que, como eu, estavam sedentos de enriquecer competências.
O desafio constante do programa, o nível de exigência e capacidade de resolução de casos práticos, assim como a partilha e discussão construtiva entre docentes e grupo de participantes, permitiram-me ganhar uma maior assertividade e sensibilidade para as necessidades específicas deste setor colocando o foco nos objetivos, estratégias e resultados a atingir em cada situação.



Leonor Beckert Rodrigues
Revenue & e-Commerce
DISCOVERY HOTEL MANAGEMENT

"'A Pós-graduação em Top Management in Hospitality and Tourism dá-nos a possibilidade não só de partilhar ideias, conhecimentos e experiências com profissionais da área, promovendo o networking, como nos desafia a ser melhores e inovadores. Olho para o programa como um boost no meu percurso profissional e levo comigo um pouco de todas as temáticas lecionadas nas diferentes unidades curriculares. O corpo docente, composto por profissionais de excelência garante uma visão fresca e alinhada com a realidade empresarial."

Joana Pintéus
Assistant to the CEO & Human Resources Bairro Alto Hotel

"A decisão de dar um novo impulso ao meu percurso profissional e consolidar as competências de gestão e as ferramentas específicas do sector para a Direção de um Hotel fizeram-me escolher a formação em Top Management in Hospitality and Tourism do INDEG-ISCTE para o conseguir!
Desde o início o programa mostrou ser desafiante, exigente, atual, com uma visão 360º alinhada com a realidade empresarial e com uma partilha de conhecimentos e experiências essenciais para os profissionais de hoje em dia.
Aliando ao já referido a excelência de todos os participantes e um corpo docente de luxo, maioritariamente de altos quadros de referência, sempre disponíveis e incansáveis fizeram com que as minhas expectativas fossem largamente superadas e as mais-valias fossem evidentes."

Catarina Lopes
Diretora Geral dos Magic Spa
PESTANA GROUP

“Com a frequência neste programa procurei obter uma visão geral sobre os principais desafios da gestão hoteleira. Efetivamente, essa visão foi alcançada com a versatilidade de unidades curriculares lecionadas, com a mais-valia da maioria dos docentes estarem no ativo e, por isso, transmitirem-nos uma visão on the job e não apenas académica.
A intensidade de trabalhos de grupo desta Pós-Graduação proporcionou um contacto permanente com estes desafios, uma visão prática das diversas soluções a implementar e uma perceção das novas tendências da gestão neste setor. Agradeço a dedicação do corpo docente e da equipa operacional.”

João Alegria
Gerente
VALE DO RIO HOTEL RURAL****

“A necessidade de consolidar conceitos e boas práticas no setor da gestão hoteleira foram os motivos essenciais para a minha decisão de participação no programa. Após a conclusão desta etapa da minha vida consigo afirmar que levo comigo uma série de ensinamentos e ferramentas que me irão permitir gerir de uma forma mais eficiente e mais virada para a maximização dos resultados. Não menos importante é o networking que se desenvolve ao longo da frequência no programa. Foco também para o facto de tanto a estrutura do programa como o corpo docente se encontrarem em linha com a realidade empresarial.
Senti que nos é transmitida uma visão 360º, permitindo ter acesso a uma gestão global de um Hotel. Na minha opinião, esta foi uma decisão de investimento pessoal de sucesso. As mais-valias adquiridas ultrapassaram largamente as minha expectativas.”

Luis Sá
Diretor Hoteleiro
HOTEL CASTELO DOURO - LAMEGO

“Um grande desafio profissional e a concretização de um sonho, a criação e direção de um Hotel, levaram-me a procurar adquirir e aprofundar conhecimentos fundamentais para atingir o sucesso pessoal e profissional.
A opção por este programa foi uma escolha ponderada entre as alternativas existentes, quer pelo reconhecimento da instituição mas também, e fundamentalmente, pelo corpo docente com comprovada experiência profissional.
As expectativas foram superadas por se tratar de um programa atual e completo e de elevado grau de partilha de conhecimentos. Foi, sem dúvida, uma grande mais-valia pessoal e profissional.”

Manuel Duarte
Diretor-Geral
TROIA DESIGN HOTEL

“O programa colmatou uma lacuna pessoal pela necessidade que tinha, há muito tempo, de refletir e aprofundar conceitos que tenho vivido num percurso profissional já longo.
É, pois, com grande satisfação que, a meio do programa, reconheço o bom investimento que fiz pela riqueza dos conteúdos e pela pertinência dos mesmos. O corpo docente tem demonstrado, para além de reconhecidas capacidades técnicas, igual sensibilidade na adaptação dos conteúdos a uma turma heterogénea, constituída por diferentes capacidades de absorção das matérias que advém de diferentes experiências.
Penso ser de manter este tipo de formação direcionada para quadros mais perto do topo das hierarquias e potenciar formações nas diferentes áreas, tanto no Turismo como especificamente na Hotelaria. Nós, responsáveis de unidades hoteleiras, estaremos sempre ávidos de recrutar num universo de profissionais de excelência.”

Miguel Mourão
Diretor Comercial
VEOLIA PORTUGAL, SA

“Tendo trabalhado enquanto prestador de serviços de manutenção e de eficiência energética junto de algumas cadeias hoteleiras, decidi aprender a dinâmica e conhecer os principais desafios do setor de atividade do turismo e da hotelaria. Este programa tem superado as minhas expetativas tanto pelo conteúdo e atualidade das matérias, lecionadas por um corpo docente de reconhecida excelência, bem como pelas interações com os meus colegas, de formação e experiência heterogénea. Bastante exigente em termos de esforço e de tempo, reconheço o bom investimento que fiz e recomendo a todos os que pretendem enveredar ou apenas consolidar conhecimentos nesta área do turismo e da hotelaria.”

Rita Rocha Brito
Responsável de Marketing e Promoção
M'AR DE AR HOTELS

General Manager
LISB'ON HOSTEL

“Apesar da formação em Design, a minha experiência profissional é toda na área de Hotelaria. A vontade de consolidar conhecimentos e poder aprender com profissionais de grande experiência no mercado levou-me a esta pós-graduação e as expectativas têm sido superadas.
É, sem dúvida, bastante trabalhosa requerendo um esforço grande de organização e de dedicação, no entanto, os conteúdos práticos e atuais, bem como o corpo docente permitem-nos desenvolver e aprofundar conceitos de enorme utilidade para os desafios hoteleiros da atualidade.”