Filipe Fonseca
Diretor Comercial - Fonseca, Garcia & Prazeres SA

A PG em Direção Comercial foi inequivocamente uma formação que permitiu aprofundar conhecimentos chave e diferenciadores na área de Vendas.
As áreas de gestão de equipas, do digital, de estratégia e o foco nas métricas de vendas e marketing foram superiormente superadas face às minhas expetativas. Fruto da superior qualidade do corpo docente, assim como da diversidade de experiências de todos os colegas.
Foi relevante o networking gerado pela PG, reforçada pelo prestígio da instituição que o organiza.
De forma global, foi uma PG muito bem organizada, com forte foco prático que exponencia as competências de direção comercial dos novos tempos, permitindo antecipar a mudança fruto da capacidade adquirida nas diversas edições passadas, riqueza essa indiscutível.
Recomendo fortemente!

João Carrinho
Diretor Comercial - Dpt. Horservice CARMO WOOD

Ao optar pela PG em Direção Comercial tive como objetivo encontrar uma formação executiva que me aportasse um fundamentado valor académico resultante do correto conhecimento do mercado laboral. Foi-me sugerida pelo meu CCO, também ele antigo aluno.
Encontrei um corpo docente de grande qualidade que me ajudou a agregar os conhecimentos necessários para a gestão de equipas e a direção comercial que desempenho.
Sinto claramente que a PGDC me permitiu reforçar conhecimentos teóricos, estreitar ligações com outras áreas de negócio, conhecer colegas extraordinários e evoluir pessoal e profissionalmente, num momento de enorme crescimento do nosso sector.
Este é um programa de enorme valia para quem pretende evoluir para uma função de direção comercial.

Marisa Matos

Key Account Paladin

O meu objetivo quando procurei a Pós-Graduação Direção Comercial foi o de especialização. Adquirir conhecimentos que me permitissem desempenhar as minhas funções de forma mais profissional, consolidando bases, e que me permitissem de futuro gerir equipas e tomar decisões de topo.
A escolha do INDEG-ISCTE foi por ser a mais conceituada PG do país e das melhores da Europa na área, por ter o melhor currículo e corpo docente e porque me iria permitir, pela sua exigência, a especialização que procurava. Com um programa exigente, prático e muito conclusivo, decisivo, esta foi a melhor escolha que poderia ter tomado.
Esta PG permitiu-me contribuir mais ativamente com inputs extremamente positivos para a minha empresa, que se transformaram em decisões estratégias a curto-médio prazo. Foi um passo muito importante para a minha evolução enquanto profissional.

José Gustavo

Diretor de Desenvolvimento de Negócio Internacional
EMBRAER - VENDAS A GOVERNOS

"A Pós-graduação em Direção Comercial tem um programa exigente onde são abordadas várias áreas do conhecimento. Nos trabalhos de grupo, somos convidados a refletir sobre diversos temas e a desenvolver um lado prático de prototipagem rápida que me agradou: ideia, debate, colocação no papel e apresentação. Ainda de salutar, a proximidade entre docente e participante. A reflexão que resulta da união entre duas realidades - a prática do dia-a-dia de quem trabalha na área de vendas com as novas ideias, métodos, conhecimento e abordagens que o programa do INDEG-ISCTE proporcionou - é tremendamente enriquecedora. Faz-me sentir mais seguro naquilo que já estava a fazer bem, alerta-me para o que tenho de melhorar, facultando-me ferramentas para o fazer. No processo, o networking e a aprendizagem com os colegas é também muito recompensador."

Michael Cruz

Diretor de Instalações Hospitalares e Grupos Privados, Air Liquide Medicinal, S.A.

A motivação para a frequência da Pós-Graduação em Direção Comercial surgiu da necessidade de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências na área da Gestão Comercial.
A escolha do INDEG-ISCTE prendeu-se com o fato de ser uma instituição com elevado prestigio nacional e internacional.
A competência dos docentes, coadunado com um programa multidisciplinar adaptado à realidade do mercado, contribuiu para o meu incremento pessoal e profissional, munindo-me de ferramentas e métodos de trabalho inovadores. Facilitou o desenvolvimento de uma rede networking muito profícua.

Ricardo Pires Silva
Diretor Executivo
SAS PORTUGAL

"Depois de vários anos de experiência em vendas e gestão de equipas de vendas, procurei na pós-graduação em Direção Comercial uma formalização do conhecimento e uma sistematização de metodologias e processos, em vendas e marketing, que me permitisse passar para um nível superior na gestão das minhas equipas e dos nossos negócios. Foi sem dúvida uma experiência que me permitiu acelerar a abrangência, a qualidade e a assertividade do meu trabalho em termos estratégicos e de execução, nos negócios e na gestão de recursos humanos, o que teve um impacto significativo na evolução da minha carreira depois da conclusão do programa. Sinto que o fiz no momento certo de maturidade, pessoal e profissional, para maximizar o meu desenvolvimento e a evolução do meu percurso profissional."

Ana Carina Barbosa
HR & Business Development Manager
HUMAN TALENT – SERVIÇOS DE CONSULTORIA

“Optei pela Pós-Graduação em Direção Comercial do INDEG-ISCTE por dois grandes motivos: por sentir necessidade de desenvolver competências na área e pelas excelentes referências que encontrei. Este programa oferece, no seu todo, uma forte componente prática, permitindo o network e a atualização que o mercado nos exige. O corpo docente tem a dupla valência teórico-prática que nos permite desenvolver relações de grande proximidade e partilha. Exigente e profícuo, o programa permitiu-me refletir e aprimorar (boas) práticas na minha vida profissional e pessoal”

Diana Silva
Owner/ Marketing & Sales Director
DSW, DIANA SILVA WINES LDA.

“No ano em que criei a minha empresa considerei fundamental reforçar conhecimentos na área comercial, tendo optado pela Pós-Graduação de Direção Comercial INDEG-ISCTE, uma vez que se trata do melhor programa do setor a nível nacional. Ganhei mais competências e ferramentas que me ajudarão a obter uma melhor performance e sinto que estou mais preparada para ultrapassar obstáculos e desafios. Desde o staff, aos docentes e aos colegas, foi período inesquecível que guardarei no coração e que recomendo vivamente a todos os níveis”

Nuno Bártolo
Sales Manager Portugal
BSN MEDICAL, S.A.

“Frequentar a Pós Graduação em Direção Comercial excedeu em muito as minhas expectativas iniciais. Alia a um programa equilibrado, um corpo docente de referência que torna a aprendizagem exigente mas muito interessante.
Em termos profissionais as competências adquiridas permitem-me estar melhor preparado para enfrentar os desafios diários, incrementando a produtividade e a eficácia comercial da minha organização.”

João Franco Carvalho
Manager Of Business Development
SH!FT - SISTEMAS HUMANOS

“À quase imobilidade e longa duração das estruturas organizacionais das pré-revoluções tecnológicas e de mercado, sucedeu-se, nos turbulentos dias de hoje, o dinamismo das organizações hodiernas. A atualização constante de saberes e competências, a ligação do academismo à prática empresarial, o reforço constante do networking, representam hoje enormes vantagens competitivas no “mundo das organizações”.
Este programa do INDEG-ISCTE, que tive o privilégio de frequentar, é a resposta a essas necessidades: um corpo docente que faz convergir de forma notável teoria e prática, trazendo para a sala de aula a realidade organizacional, e um “espírito” de coopetição, saudável e enriquecedor, num grupo que fica para a vida.”

Melanie Oliveira da Silva
Sales Executive
EMIRATES

“Este Programa deu-me a oportunidade de renovar e atualizar os conhecimentos adquiridos na minha licenciatura e durante o meu percurso profissional. Com excelentes docentes, a teoria dos dias de hoje é aplicada em casos práticos dinâmicos e ativos, muito similares a situações que podemos encontrar em qualquer área comercial, preparando-nos também para a liderança de equipas. O networking desenvolvido entre docentes e participantes dinamiza, sem dúvida, os contactos entre as pessoas e os negócios. O programa serviu ainda como uma importante mais-valia no meu CV quando decidi abraçar um novo projeto profissional na companhia aérea Emirates. Por ter frequentado este programa tive ainda a oportunidade de, no ano seguinte, obter o Grau de Mestre em Marketing Management.”

Rita Silva
Field Trainer Scientific Communication
ROYAL CANIN IBERIA

“Como associada de uma multinacional inserida num ambiente em que o mercado é inconstante e em que o mundo das vendas também ele se tornou mais complexo e competitivo, procurava uma Pós-Graduação exigente, de extrema aplicabilidade no meu dia-a-dia e que me ajudasse a desenvolver um plano estratégico para o negócio, métodos mais eficazes para gerir equipas comerciais e atingir resultados. Tudo isso foi possível graças à sinergia que se criou entre a equipa pedagógica bastante experiente, a equipa de coordenação sempre disponível e aos colegas oriundos das mais diversas áreas profissionais. Juntos demos vida a mais uma edição do programa, na qual me desenvolvi e me permitiu abraçar outros desafios profissionais.”

Rui Murta
Product Manager
NOVOBANCO

“A frequência neste programa permitiu-me desenvolver uma visão mais global da dinâmica das empresas e das próximas tendências de gestão de pessoas, processos, tecnologias, mercados e concorrência. A qualidade do corpo docente é notável. O programa de Direção Comercial está muito bem organizado, permitindo a partilha de informação e contactos entre participantes e docentes, enriquecendo ainda mais a experiência adquirida. Sei hoje que estou mais preparado para abraçar novos desafios num mercado cada vez mais competitivo e de permanentes desafios.”

Sandra Couto
National Respiratory Sales Manager
BIAL

“O Programa foi uma experiência enriquecedora quer a nível pessoal quer a nível profissional. É uma descoberta guiada em que aprendemos com os docentes e com os colegas mas, acima de tudo, aprendemos com os desafios propostos que estimulam o nosso conhecimento.
Para além dos conteúdos muito interessantes e atuais, deixo uma palavra para o desenvolvimento das competências como a comunicação oral, a comunicação escrita e o trabalho em equipa.”

João Francisco
Sales Account Manager – Portugal
NEXEO SOLUTIONS

“Um dos efeitos da globalização e da evolução das tecnologias de informação foi passarmos para uma sociedade onde o conhecimento é uma das principais vantagens competitivas das organizações. De modo a podermos ter um papel ativo e fulcral nas organizações modernas é fundamental fazer uma aposta no desenvolvimento das nossas competências. A escolha do INDEG-ISCTE e, em particular, da Pós-Graduação em Direção Comercial foi natural, não só devido ao prestígio do programa, mas principalmente devido ao seu corpo docente, sendo a simbiose perfeita entre o mundo académico e o mundo empresarial.
O conhecimento que se adquire com esta experiência permite colocar em perspetiva os problemas que surgem no nosso dia-a-dia e agir estrategicamente para ultrapassar todos esses desafios. Devido à multiplicidade de setores de atividade presentes neste programa, o networking que se cria é também um dos pontos da sua diferenciação.
Recomendo que passem por esta experiência!”