ANALYTICS FOR BUSINESS

(2.ª EDIÇÃO)


 Dotar os participantes da capacidade de conhecer os instrumentos analíticos, saber recomendá-los e usá-los nos seus ambientes profissionais

 Promover a capacidade de comunicar por escrito e oralmente resultados de soluções analíticas, assim como os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, tanto a especialistas como a não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades

 Resolver problemas de negócio, aplicando os conhecimentos adquiridos na identificação e resolução dos problemas que surjam nas suas áreas de estudo, investigação ou atividade profissional, incluindo situações novas ou não familiares

 Fornecer uma visão integrada do potencial do uso estratégico de big data nas diversas áreas funcionais da gestão, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços e na criação de processos de gestão inovadores

 Promover a partilha de conhecimento e de experiências conduzida por especialistas em business Analytics em seminários temáticos

 Compreender o framework para um projeto de business analytics e avaliar o seu sucesso

 Realizar ao longo do programa um projeto em business Analytics (um business case), que será o corolário lógico do modelo de formação, no qual se aplicam as metodologias e os conceitos adquiridos no programa a uma situação real

 Conhecer ferramentas, pacotes estatísticos e de analytics, open source ou comerciais, adequados aos diferentes problemas de negócio

 Criar uma rede de contactos privilegiada através da discussão, partilha e aprendizagem com outros participantes e docentes e promover o networking com uma rede de alumni exclusiva


PARCEIRO

DESTINATÁRIOS

  • Executivos e gestores com experiência profissional que pretendam conhecer soluções de negócio sustentadas na análise de informação e no conhecimento
  • Quadros superiores das mais diversas organizações que pretendam obter uma formação sólida e inovadora em business analytics, com vista à adoção das melhores práticas
  • Executivos, diretores e gestores de áreas como marketing, pesquisa de mercados, logística, tecnologias e sistemas de informação, finanças, controlo de gestão, auditoria, recursos humanos, consultoria e outras funções relacionadas com a estratégia

O QUE DISTINGUE ESTE PROGRAMA

  • O programa encara os dados e a informação como um ativo estratégico das organizações e rentabilizar este ativo é hoje um imperativo para a gestão. Seja para prevenir riscos ou antecipar oportunidades, o conhecimento e a análise são o catalisador para a transformação e criação de novos modelos de negócio
  • O Business Analytics é encarado como uma disciplina de Gestão. Não se trata de um conjunto de métodos quantitativos e de análise, nem de uma tecnologia. O programa usa estes instrumentos para criar soluções de negócio que permitam fazer face às múltiplas necessidades e desafios de gestão com que as diversas áreas funcionais das organizações se deparam
  • Um programa aplicado, centrado em business cases e aplicações, com uma forte participação das empresas ao longo de todo o programa, incentivando a aplicação real, efetiva e a criação de business cases
  • Uma abordagem que incentiva a participação ativa, o benchmarking de soluções e a análise de casos de sucesso e de insucesso com o objetivo desenvolver capacidades de execução e implementação efetiva 

DIREÇÃO

Raul Laureano - Diretor
Nuno Santos - Diretor Executivo

Raul Laureano e Nuno Santos

Álvaro Rosa
Isabel Pedrosa
João Guerreiro
Luís Laureano
Margarida Cardoso
Maria do Rosário Veiga
Nuno Santos
Raul Laureano
Sandra Barão
Sérgio Miguel Moro
Tânia Ramos
Tiago Forjaz

Candidatura

Realizar Candidatura >

Download Brochura

download

Duração

{{Program.startdate | filter:capitalize}}
a {{Program.enddate | filter:capitalize}}

Regime

Welcome Day 
19 de janeiro de 2018

Pós-laboral
Terça-feira: 18h30 - 22h30
Quinta-feira: 18h30 - 22h30

Formato
1 semestre

Condições Especiais

- Early Call-Out | Poupe 400€ até 28 de setembro

- 10%: associadas e protocoladas

- 10%: alumni INDEG-ISCTE e ISCTE-IUL

- 5%: pronto pagamento

Os descontos são cumulativos até um máximo de 15%, a refletir no valor da última propina. 

Bolsas de Acesso

Serão atribuídas bolsas de acesso no valor de 20% da propina do Programa com as seguintes condições de admissão: 

     / Média de licenciatura igual ou superior a 16 valores

     / Concluída numa Universidade nacional ou internacional com, pelo menos, uma das acreditações “Triple Crown” (AASCB, AMBA ou EPAS)

     / Experiência profissional superior a 5 anos

Mérito

O INDEG-ISCTE atribui:

     / Prémio no valor de 500€ para o melhor participante do programa

     / Prémio no valor de 2.000€ para o melhor participante de todas as Pós-Graduações

    

Contactos

Admissões

+351 217 826 100
admissoes.indeg@iscte.pt

ESTRUTURA DO PROGRAMA

Programa lecionado em língua portuguesa.

Business Analytics Strategy and Method / Estratégia e Métodos de Business Analytics | 3 ECTS

Objetivos:

i) Apresentar as principais metodologias de análise e desenvolvimento de sistemas analíticos;

ii) Compreender a importância do fenómeno e dos objetivos de negócio, da necessidade de criação de um business case e da definição de uma estratégia analítica orientada para a criação de valor.

IT and Enterprise Environment and Data Sources / Tecnologias da Informação e Fontes de Dados nas Organizações | 3 ECTS

Objetivos:

i) Introduzir a noção estratégica das Tecnologias de Informação;

ii) Conhecer as exigências necessárias dos sistemas de informação empresariais e das fontes de dados para uma boa execução do business analytics.

Segmentation Methods / Métodos de Segmentação | 3 ECTS

Objetivos:

i) Conhecer as principais técnicas de segmentação ou de agrupamento com recurso a aplicações práticas sobre dados reais, nomeadamente na área de CRM;

ii) Tipificar as análises de segmentação e identificar as técnicas disponíveis.

Regression Applications for Business / Aplicações de Regressão na Gestão | 3 ECTS

Objetivos:

i) Apresentar as principais técnicas de regressão utilizadas na gestão empresarial;

ii) Definir os objetivos da análise e identificar variáveis e métricas relevantes para regressão

Financial Analytics / Análise e Planeamento Financeiro | 6 ECTS

Objetivos:

i) Conhecer as principais técnicas de análise de dados financeiros usadas em business analytics com recurso a casos de estudo;

ii) Identificar os fatores críticos do negócio e aplicar os conceitos e as técnicas de análise financeira, com vista ao suporte da tomada de decisão.

Classification, Profiling and Scoring / Classificação, Perfis e Propensões | 3 ECTS

Objetivos:

i) Apresentar as principais técnicas de classificação ou análise discriminante, focadas em aplicações de identificação de perfis e cálculo de propensões, nomeadamente na área de CRM;

ii) Aplicar técnicas de classificação em problemas reais.

Advanced Marketing Analytics / Tópicos Avançados de Marketing Analytics | 3 ECTS

Objetivos: i) Perceber os conceitos e aplicações de big data analytics;

ii) Compreender e aplicar métodos analíticos na esfera social, digital e na Web (sentiment analysis, visual mining).

Fraud and Business Risk Analytics / Técnicas Analíticas Aplicadas à Deteção de Fraude | 6 ECTS

Objetivos:

i) Identificar possíveis ações para proteger a organização contra fraudes;

ii) Apresentar técnicas avançadas de suporte à gestão do risco de fraude.

Customer Analytics / Complementos Analíticos para Clientes | 3 ECTS

Objetivos:

i) Apresentar complementos analíticos para marketing;

ii) Conhecer e aplicar as técnicas analíticas adequadas para a gestão da relação com o cliente.

Operations Analytics / Métodos Analíticos na Produção e Operações | 6 ECTS

Objetivos:

i) Apresentar aplicações de métodos analíticos que contribuem para o aumento da eficiência e eficácia na área da produção e operações;

ii) Aplicar e avaliar modelos de otimização e simulação para apoio à tomada de decisão.

Human Resources Analytics /  Métodos Analíticos nos Recursos Humanos | 3 ECTS

Objetivos:

i) Conhecer as principais técnicas de análise de dados aplicadas na gestão do capital humano, com recurso ao estudo de casos reais;

ii) Realizar aplicações de data analytics para estabelecer relações e apontar diferenças dentro da organização (ex., explorar regras de associação entre as características pessoais e os comportamentos no posto de trabalho).